Contratação em logística: 5 dicas para evitar erros!

Contratacao Em Logistica Saiba Como Fazer Com Estas Dicas E Evite Falhas Blog - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Contratação em logística: veja como fazer corretamente!

 Confira as nossas dicas para fazer a correta contratação em logística

A contratação em logística faz parte de um responsável projeto que visa selecionar os melhores funcionários, transportadoras, frota de veículo e gestor de logística que possa planejar e executar os principais planos de seleção de matéria-prima, insumos, transporte e armazenamento.

É uma área que exige responsabilidades e funções, dedicados à gestão de uma transportadora, por exemplo. Envolve área operacional na realização das atividades visando reduzir falhas, problemas e garantir qualidade para o processo logístico.

Um bom projeto logístico procura garantir a disposição de matérias-primas e produtos, e atender a demanda da melhor forma possível, desde que o gestor saiba contratar a mão de obra certa e o transporte mais indicado, visando corrigir diferentes pontos.

Precisa de ajuda para cuidar da contabilidade da sua empresa?

A Acessus pode ajudar você em todos os processos e etapas, basta você preencher o formulário com os seus dados atualizados!

Mas como fazer essa contratação corretamente? Continue a leitura conosco e veja as nossas dicas!

A contratação em logística

O ato de contratar nesta área visa selecionar os melhores funcionários e motoristas com treinamento e experiência plena para atuar no segmento, além de organizar frotas de veículos ou de contratar transportadora terceirizada para transportar insumos e produtos de um ponto a outro.

Nesses casos, o gestor em logística poderá contratar mão de obra direta e manter a sua própria frota, ou terceirizar esses serviços. É fundamental que as ações não sejam negligenciadas no processo de seleção e organização dos serviços a serem prestados neste setor.

Quais os primeiros passos?

O primeiro passo consiste em recolher currículos de potenciais colaboradores, e selecionar os profissionais mais adequados para cada tipo de tarefa no setor logístico.

O segundo passo poderá consistir, no primeiro momento ou posteriormente, em expandir as atividades com a contratação de empresas terceirizadas para prestar os serviços de modo certo.

O terceiro passo, ao unificar os dois primeiros passos, refere-se em avaliar o histórico e o nível de experiência, seja do funcionário ou da empresa terceirizada.

Inicialmente, ao seguir esses três passos iniciais, o projeto poderá enxergar soluções para reduzir o nível de insatisfação dos clientes, gerar perda de bens ou de produtos, evitar desperdícios de recursos e mão de obra, evitar novos custos desnecessários, retrabalho e expor a empresa a perdas e penalidades previstas na lei.

É fundamental evitar essas falhas e tendo esse objetivo em mente, vamos apontar os principais erros e inconformidades que podem e devem ser evitados.

1 – Não perceber a cadeia de suprimentos

O fato do gestor de logística não perceber a cadeia de suprimentos conforme uma estrutura dinâmica pode comprometer a implementação do projeto para curto, médio e longo prazo.

Devemos ressaltar que a cadeia existente na logística é complexa, e um erro que ocorre em uma etapa poderá influenciar nas etapas seguintes.

Geralmente, as demandas internas da empresa e dos clientes ditam o ritmo dos trabalhos e a necessidade de adaptar processos e condições.

Os gestores do setor devem ter em mente que todo o processo da logística precisa compreender o comportamento do cliente, e verificar se ele manterá o melhor processo de forma sincronizada.

2 – Falhas de comunicação

A contratação em logística deve evitar ainda falhas na comunicação em todo o processo. Erros na comunicação podem causar extravios, atrasos e perda de dados importantes no processo logístico.

A comunicação precisa ser objetiva, fluida e clara, com todas as informações acessíveis e de fácil compreensão.

3 – Não usar indicadores de resultados

Nas empresas mais avançadas, temos o uso do KPI (Indicadores de Desempenho) que são referentes às métricas usadas para a medição de resultados e permite verificar o nível de evolução do negócio em determinado prazo de tempo.

Ressaltamos que os indicadores visam o uso da estratégia da transportadora, com indicadores a serem usados antes de qualquer erro ou mudança abrupta, podendo readaptar o projeto conforme qualquer alteração de resultado verificada.

4 – Não entregar valor para os vendedores

Antes de o produto ou serviços ser apresentado para o cliente final, é importante gerar valor nos serviços e produtos para o vendedor que será responsável pela abordagem de vendas.

Acontece que algumas empresas podem realizar as promessas enquanto outras não conseguem, o que resulta da capacidade de geração de valor na cadeia de suprimento e para a equipe de vendedores.

O contratante ou planejador do setor logístico precisa ter atenção em relação aos prazos, valores, e condições que não podem colocar em risco a vida do cliente em relação a alguns tipos de compromissos.

E mesmo que ocorram imprevistos relativos a acidentes ou perda de produtos, a empresa deve ser transparente e ética com o seu cliente, oferecendo soluções, reposição e até brindes.

Geralmente, a empresa pode oferecer cupom de desconto, brinde e entre outras vantagens ao cliente como forma de não perder o cliente.

5 – Ausência de capacitação da equipe

Dentre as principais falhas relacionadas à contratação em logística, devemos retornar às etapas iniciais de seleção de mão de obra e de prestadores de serviços.

Nesse ponto é importante o investimento na preparação e processo de treinamento da equipe que está sendo contratada ou que já está prestando trabalhos na empresa.

Quando ocorre aumento de pedidos, por exemplo, a empresa que produz ou vende determinada mercadoria, ou produto final precisará de colaboradores aptos a agilizar o atendimento e, nessas situações, contratar mais funcionários.

Nesses casos, as equipes que não estão dando conta às demandas, podem ainda gerar problemas de comunicação, erros de emissão de notas fiscais e demais documentos e gerar demora nos processos.

Nesses casos, a empresa precisará de novas estratégias de produção e de entrega, visando instruir a equipe para aprimorar cada função dentro do processo logístico.

Dessa forma, o processo de contratação e monitoramento de equipe envolve treinamentos e readaptação de novos processos.

Conte com a Acessus Contabilidade!

Portanto, a contratação em logística deve ser encarada de forma estratégica. Lembrando que inconformidades no processo da contratação poderá criar erros de processos e de consolidação de geração de qualidade da realização das tarefas.

A logística faz parte de diferentes processos de uma empresa, definindo os roteiros de produção, armazenamento e transporte de diferentes pontos de geração, armazenamento e entrega de matérias-primas e de produtos.

Além de pensar na contratação certa, é importante investimento em sistema de gestão de frota de forma automatizada, inclusão de monitoramento de métricas de resultados e o suporte de uma contabilidade especializada.

Afinal, além de uma equipe logística capacitada, você também precisa de uma contabilidade especializada para cuidar de sua parte contábil e fiscal, garantindo a organização, saúde e regularização de sua transportadora.

Portanto, entre em contato com a Acessus Contabilidade e aproveite os serviços personalizados para o sucesso de sua transportadora.

CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS!

5/5 - (1 voto)
Summary
Contratação em logística: 5 dicas para evitar erros!
Article Name
Contratação em logística: 5 dicas para evitar erros!
Description
Contratação em logística: veja como fazer corretamente! Continue a leitura conosco e esclareça suas dúvidas sobre o assunto.
Author
marketing@acessus
Publisher Name
ACESSUS CONTABILIDADE S.S.
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Veja também

Posts Relacionados

Csll No Lucro Presumido - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

CSLL no Lucro Presumido: Guia Essencial para Transportadoras

CSLL no Lucro Presumido: Guia Essencial para Transportadoras Calcularem Corretamente Descubra como as transportadoras podem otimizar seus cálculos de CSLL no Lucro Presumido com este guia passo a passo feito especialmente para você! Calcular a CSLL no Lucro Presumido pode

Entenda A Lei Da Balança E Proteja Os Lucros Da Sua Transportadora! - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Lei da Balança: Impactos e Soluções para Transportadoras

Lei da Balança: Impactos Cruciais da Fiscalização de Peso nas Operações das Transportadoras Descubra como a Lei da Balança pode transformar a eficiência de sua transportadora e evitar multas que impactam diretamente seus lucros. A Lei da Balança é uma

Desvende O Sucesso Fiscal Da Sua Transportadora De Cargas! - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Gestão Fiscal para Transportadoras de Cargas: Estratégias Essenciais

Gestão Fiscal para Transportadoras de Cargas: Melhores Práticas e Estratégias Essenciais para Cumprir Obrigações Legais Descubra como otimizar a gestão fiscal da sua transportadora de cargas com estratégias eficazes e evite surpresas indesejadas nas suas obrigações legais. A gestão fiscal

Cnae Para Transportadoras Classifique Sua Empresa De Carga Corretamente - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

CNAE para Transportadoras: Escolha Certa e Evite Problemas!

CNAE para transportadoras: Saiba como classificar sua empresa de carga e evitar problemas fiscais Saiba escolher o CNAE correto para sua transportadora e evite problemas fiscais. Descubra como essa escolha otimiza a gestão e impulsiona o crescimento. Escolher o Código

Rntrc Para Transportadoras Regularize E Impulsione Seu Negócio - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Entenda o RNTRC e garanta o sucesso da sua transportadora

Saiba Como o RNTRC Pode Regularizar e Impulsionar Sua Transportadora Descubra por que o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) é essencial para sua transportadora, e veja como garantir o registro sem complicações.  Você sabia que operar sem

Recomendado só para você
Qual imposto incide no serviço de transporte? ISS ou ICMS?…
Back To Top

Não vá embora ainda!

Você sabia que a Acessus Contabilidade tem um canal no YouTube com mais de 200 vídeos sobre contabilidade, finanças e empreendedorismo?
As dicas, tutoriais e até mesmo os segredos que você precisa saber para impulsionar o seu negócio podem estar lá!