Entenda quais são os principais documentos fiscais de transporte que a sua empresa de logística precisa ter
A emissão de documentos é algo que exige muita atenção dos empresários. Conheça os documentos fiscais de transporte que a sua empresa de logística precisa ter!
Os documentos fiscais de transporte são fundamentais para as empresas de logística, pois garantem a segurança e regularidade das operações.
No entanto, existem muitos tipos de documentos, sendo importante estar atento para ter a documentação correta.
Neste artigo, vamos explicar quais são os principais documentos fiscais de transporte obrigatórios para as empresas de logística e tirar todas as suas dúvidas em relação a isso. Confira!
Estas postagens também podem te interessar:
Importância dos documentos fiscais de transporte para empresa de logística
As empresas de logística são as responsáveis pelo transporte e armazenamento de produtos para outras empresas ou consumidores.
Para garantir um desempenho eficaz e eficiente do transporte, é necessário ter controle sobre os documentos fiscais de transporte. Esses documentos são fundamentais para garantir que os produtos cheguem ao destino correto e dentro do prazo.
Além disso, é necessário ter controle sobre os custos associados ao transporte, como pedágios, taxas, seguros e outras despesas.
Os documentos fiscais de transporte permitem que os funcionários de logística controlem todas as etapas do transporte, desde quando a carga é embarcada até seu destino final.
Isso torna muito mais fácil para as empresas rastrear a carga e identificar possíveis problemas. É por isso que o uso dos documentos fiscais de transporte para empresas de logística é essencial para o sucesso do negócio.
Conheça os principais documentos fiscais de transporte que a sua empresa de logística precisa ter
A documentação fiscal de transporte é extremamente importante para as empresas de logística.
É através desses documentos que ocorre o controle tributário na operação de transporte, bem como o registro das operações realizadas.
Na lista abaixo, você encontrará os principais documentos fiscais de transporte que sua empresa de logística deve possuir. Acompanhe!
-
CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico);
-
MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais);
-
NFe (Nota Fiscal Eletrônica);
-
LACRE (Lacre de Controle de Carga); e
-
CT-e OS (Conhecimento de Transporte Eletrônico por Conta e Ordem).
O CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) é um documento fiscal que deve ser emitido para a realização de transportes interestaduais e intermunicipais. É através dele que são informados os dados necessários para a realização da prestação de serviço de transporte.
Já o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) é um documento tributário obrigatório emitido para a realização de transportes interestaduais.
Esse documento insere todos os documentos fiscais do transportador no conjunto de informações da prestação de serviço de transporte, tais como a NFe (Nota Fiscal Eletrônica), NFSe (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) e CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).
A NFe (Nota Fiscal Eletrônica), por sua vez, é um documento fiscal obrigatório para todas as companhias que realizam transportes interestaduais e intermunicipais.
Essa nota fiscal é responsável por arrecadar a receita tributária das operações de transporte realizadas, bem como informar todos os dados necessários para a viabilização dos serviços.
O LACRE é outro documento fiscal de transporte aplicado nos casos de transportes interestaduais. Ele tem a função de controlar o transporte de mercadorias tributadas pela Lei Complementar 87/96.
Por fim, o CT-e OS (Conhecimento de Transporte Eletrônico por Conta e Ordem) é um documento fiscal que se destina a terceiros, proprietários de mercadorias. É através dele que são informados os dados necessários para a emissão do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).
Para garantir o bom funcionamento dos processos de logística, é fundamental que esses documentos fiscais de transporte sejam controlados, emitidos e armazenados de forma adequada.
Para isso, contar com o apoio de uma contabilidade especializada é fundamental!
Conte com a Acessus Contabilidade!
Se você tem uma empresa de logística e deseja que seu negócio cresça ainda mais, você pode ter ao seu lado uma empresa confiável que te auxilie da melhor forma possível em todas as questões fiscais, como é o caso da Acessus!
Somos uma contabilidade especializada para empresas de logística. Logo, vamos fornecer todo o suporte necessário nas áreas contábil, fiscal e tributária.
Portanto, vamos garantir que você realize a correta emissão, armazenamento e gestão dos documentos fiscais de transporte, além de auxiliar no cumprimento das demais obrigações de sua empresa.
Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços especializados para empresas de logística, basta clicar no botão abaixo e falar com um de nossos especialistas.
Tenha uma contabilidade especializada para cuidar dos assuntos contábeis e fiscais de sua empresa!