Ícone do site ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul – RS

Quais são os documentos fiscais de transporte que a sua empresa de logística precisa ter?

Imagem Blog Dpg 42 - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Entenda quais são os principais documentos fiscais de transporte que a sua empresa de logística precisa ter  

A emissão de documentos é algo que exige muita atenção dos empresários. Conheça os documentos fiscais de transporte que a sua empresa de logística precisa ter! 

Os documentos fiscais de transporte são fundamentais para as empresas de logística, pois garantem a segurança e regularidade das operações.

No entanto, existem muitos tipos de documentos, sendo importante estar atento para ter a documentação correta.

Precisa de ajuda para cuidar da contabilidade da sua empresa?

A Acessus pode ajudar você em todos os processos e etapas, basta você preencher o formulário com os seus dados atualizados!

Neste artigo, vamos explicar quais são os principais documentos fiscais de transporte obrigatórios para as empresas de logística e tirar todas as suas dúvidas em relação a isso. Confira!

Estas postagens também podem te interessar:

​​Importância dos documentos fiscais de transporte para empresa de logística

As empresas de logística são as responsáveis pelo transporte e armazenamento de produtos para outras empresas ou consumidores. 

Para garantir um desempenho eficaz e eficiente do transporte, é necessário ter controle sobre os documentos fiscais de transporte. Esses documentos são fundamentais para garantir que os produtos cheguem ao destino correto e dentro do prazo. 

Além disso, é necessário ter controle sobre os custos associados ao transporte, como pedágios, taxas, seguros e outras despesas. 

Os documentos fiscais de transporte permitem que os funcionários de logística controlem todas as etapas do transporte, desde quando a carga é embarcada até seu destino final. 

Isso torna muito mais fácil para as empresas rastrear a carga e identificar possíveis problemas. É por isso que o uso dos documentos fiscais de transporte para empresas de logística é essencial para o sucesso do negócio.

Conheça os principais documentos fiscais de transporte que a sua empresa de logística precisa ter

A documentação fiscal de transporte é extremamente importante para as empresas de logística. 

É através desses documentos que ocorre o controle tributário na operação de transporte, bem como o registro das operações realizadas. 

Na lista abaixo, você encontrará os principais documentos fiscais de transporte que sua empresa de logística deve possuir. Acompanhe!

O CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) é um documento fiscal que deve ser emitido para a realização de transportes interestaduais e intermunicipais. É através dele que são informados os dados necessários para a realização da prestação de serviço de transporte.

Já o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) é um documento tributário obrigatório emitido para a realização de transportes interestaduais. 

Esse documento insere todos os documentos fiscais do transportador no conjunto de informações da prestação de serviço de transporte, tais como a NFe (Nota Fiscal Eletrônica), NFSe (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) e CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

A NFe (Nota Fiscal Eletrônica), por sua vez, é um documento fiscal obrigatório para todas as companhias que realizam transportes interestaduais e intermunicipais. 

Essa nota fiscal é responsável por arrecadar a receita tributária das operações de transporte realizadas, bem como informar todos os dados necessários para a viabilização dos serviços.

O LACRE é outro documento fiscal de transporte aplicado nos casos de transportes interestaduais. Ele tem a função de controlar o transporte de mercadorias tributadas pela Lei Complementar 87/96.

Por fim, o CT-e OS (Conhecimento de Transporte Eletrônico por Conta e Ordem) é um documento fiscal que se destina a terceiros, proprietários de mercadorias. É através dele que são informados os dados necessários para a emissão do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

Para garantir o bom funcionamento dos processos de logística, é fundamental que esses documentos fiscais de transporte sejam controlados, emitidos e armazenados de forma adequada. 

Para isso, contar com o apoio de uma contabilidade especializada é fundamental!

Conte com a Acessus Contabilidade!

Se você tem uma empresa de logística e deseja que seu negócio cresça ainda mais, você pode ter ao seu lado uma empresa confiável que te auxilie da melhor forma possível em todas as questões fiscais, como é o caso da Acessus!

Somos uma contabilidade especializada para empresas de logística. Logo, vamos fornecer todo o suporte necessário nas áreas contábil, fiscal e tributária.

Portanto, vamos garantir que você realize a correta emissão, armazenamento e gestão dos documentos fiscais de transporte, além de auxiliar no cumprimento das demais obrigações de sua empresa.

Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços especializados para empresas de logística, basta clicar no botão abaixo e falar com um de nossos especialistas.

Tenha uma contabilidade especializada para cuidar dos assuntos contábeis e fiscais de sua empresa!

5/5 - (1 voto)
Summary
Article Name
Quais são os documentos fiscais de transporte que a sua empresa de logística precisa ter?
Description
Entenda quais são os principais documentos fiscais para a sua empresa de logística!
Author
Publisher Name
ACESSUS CONTABILIDADE S.S.
Publisher Logo
Sair da versão mobile