Entenda como lidar com a jornada de trabalho dos caminhoneiros corretamente!
Cuidado! Não lidar da maneira adequada com a jornada de trabalho de seus colaboradores pode trazer prejuízos à sua transportadora! Saiba como evitá-los.
Lidar com a jornada de trabalho de caminhoneiros de maneira apropriada é essencial para cumprir os direitos trabalhistas em sua transportadora.
Mas temos que admitir que essa nem sempre é uma tarefa fácil.
Afinal, muitos empresários não têm ideia da repercussão que isso pode trazer à conformidade do empreendimento.
Diante disso, separamos informações relevantes neste artigo, as quais vão ajudar você a saber mais sobre o assunto e evitar que a sua transportadora tenha problemas pelo não cumprimento de suas obrigações.
O que é a jornada de trabalho?
A gente pode entender a jornada de trabalho como um horário que os seus colaboradores estarão disponíveis para a sua transportadora.
Nesse contexto, é durante a jornada de trabalho que seus funcionários irão desempenhar as atividades para as quais foram contratados.
Sendo assim, é fundamental que eles conheçam de maneira clara qual será a jornada de trabalho que deverá ser cumprida.
Para muitos, isso pode ser algo óbvio, mas dependendo do contexto, se a comunicação não acontecer da maneira certa, poderá haver equívocos.
Exemplo disso acontece nos locais em que as equipes trabalham por escala. Nesse cenário, os colaboradores podem trocar tanto de turno quanto não terem um descanso semanal remunerado fixo.
Quando a gente pensa em uma transportadora, esse tema pode ganhar ainda mais relevância.
Perceba que é preciso ter uma organização para que toda sua equipe, principalmente motoristas, seja organizada para garantir que seus processos aconteçam sem interrupções.
No próximo tópico, vamos bater um papo sobre problemas ligados à jornada de trabalho, mas antes, aproveite e leia também:
A jornada de trabalho pode expor a transportadora a quais tipos de problemas?
Precisamos trazer que existem vários direitos do trabalhador que estão ligados à jornada de trabalho:
- O cálculo do salário precisa considerar esse período;
- Empregados que desenvolvem atividades à noite precisam receber o adicional noturno;
- Caso exceda o tempo constante no contrato de trabalho, é necessário pagar as horas extras.
Ou seja, é preciso que a jornada de trabalho dos seus caminhoneiros seja devidamente acompanhada.
Essa atitude é essencial para cumprir os direitos trabalhistas da sua equipe.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o assunto:
Quais cuidados ter para lidar com a jornada de trabalho da maneira apropriada?
Quando a gente trata sobre esse assunto, um ponto importante que deve ser considerado diz respeito ao controle que precisa ser utilizado.
Pela legislação, caso a empresa tenha mais de 20 colaboradores, deverá fazer o acompanhamento da jornada de trabalho por meio de controle de ponto eletrônico.
Tal exigência pode ser encontrada no art. 74, § 2º, da Consolidação das Leis do Trabalho.
É preciso, ainda, conhecer de maneira apropriada a legislação para saber quais aspectos ligados à jornada de trabalho do seu colaborador se aplicam a ela.
Ainda, é necessário ter esse acompanhamento para evitar sobrecarregar seu time.
Lembre-se que quanto mais seus colaboradores trabalharem, maior também deverá ser os gastos do seu empreendimento.
Como a ajuda de um especialista vai ajudar você a lidar com o tema de maneira correta?
Ter auxílio de profissionais especializados é a melhor alternativa para lidar com a jornada de trabalho de seus colaboradores da maneira adequada.
Com o auxílio de quem entende, fica muito mais fácil ter controles adequados, cumprir a legislação e ter um gerenciamento correto desse assunto em seu negócio.
Isso posto, clique no link abaixo e conheça quem pode ajudar você nessa tarefa em sua transportadora.
Contabilidade no Rio Grande do Sul
Acessus: suporte especializado para facilitar o dia a dia de sua transportadora
Pudemos notar, em nossa conversa, que ter um controle da jornada de trabalho eficiente em sua empresa é importante por vários motivos, tanto para atender às questões legais quanto para ter um gerenciamento eficiente dos seus colaboradores.
Nesse contexto, ter auxílio de uma contabilidade especializada em seu segmento ajudará você a ter mais praticidade ao lidar com esse assunto.
Dito isso, precisamos trazer que nós, da Acessus Contabilidade, temos a expertise necessária para ajudar você a estar em dia com suas obrigações, principalmente trabalhistas e previdenciárias.
Atendemos empresas do seu segmento e conhecemos as particularidades ligadas à sua área.
O que você acha da gente falar sobre isso de forma específica, considerando o contexto do seu empreendimento?
Clique no botão abaixo, fale com a gente e entenda por que contar com o nosso apoio é uma estratégia inteligente, que ajudará você a ter mais praticidade, segurança e tranquilidade no seu dia a dia!
Preciso de auxílio para estar em dia com a legislação trabalhista na minha empresa