Custo operacional em transportadoras: como identificar?
Conheça as táticas eficazes para cortar custos operacionais em sua transportadora.
Você já ouviu falar em custo operacional?
Em suma, ele é um dos principais fatores que impactam a lucratividade de uma transportadora.
Afinal, sabemos que muito além da realização de um serviço, as transportadoras têm diversas obrigações a serem cumpridas.
E os custos fixos e operacionais são uma delas, uma vez que devem ser pagos para manter a empresa em dia com as autoridades fiscais.
Para contextualizar, tais custos englobam todas as despesas necessárias para manter a operação da empresa, desde o pagamento de salários até a manutenção dos veículos.
Portanto, neste artigo, iremos explorar os principais custos operacionais de uma transportadora e ajudar você identificá-los.
Continue acompanhando!
Afinal, o que é o custo operacional?
O custo operacional é a soma de todas as despesas operacionais de uma empresa.
Logo, no caso de uma transportadora, podemos identificar:
- combustível;
- manutenção de veículos;
- salários dos motoristas;
- impostos;
- entre outros.
Posto isso, identificar e controlar esses custos é essencial para a saúde financeira da empresa.
Contudo, nem sempre é uma tarefa fácil administrá-los de modo eficiente.
Mas, calma, nós iremos te dar a solução ao decorrer desse artigo!
Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e tire suas dúvidas com o Diretor Comercial da Acessus, Adauto Fröhlich:
Principais custos operacionais de uma transportadora
Em suma, é comum surgirem dúvidas sobre os principais custos operacionais de uma empresa, uma vez que ela lida com diversas despesas diariamente.
Portanto, é fundamental reconhecer cada uma a fim de compreender a melhor maneira de organizá-las sem que haja prejuízos. Confira abaixo:
CIOT (Código Identificador da Operação de Transporte)
Você sabe o que é o CIOT? Ele é um código numérico adquirido mediante ao cadastramento da operação de transporte no sistema da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Em síntese, ele se tornou obrigatório para toda empresa do ramo a partir de 15 de abril de 2020.
Portanto, as empresas que não contarem com um CIOT em suas operações de frete podem ter problemas em casos de fiscalizações.
Vale ressaltar que a ferramenta foi realizada para a regulamentação dos pagamentos de frete para os terceirizados, ou seja, prestadores de serviços.
PEF (Pagamento Eletrônico de Frete)
Além de se atentar ao CIOT, é fundamental que as transportadoras conheçam o PEF.
O PEF, sigla para Pagamento Eletrônico de Frete, é uma maneira de pagamento para transportadores autônomos.
Portanto, é obrigatório que sua empresa faça o pagamento através do PEF quando contratar um transportador autônomo.
Em resumo, o objetivo do PEF e das Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEFs) é unificar e estruturar o mercado secundário do Transporte Rodoviário de Cargas.
Seguro de Carga
Outra questão importante é o seguro de carga, em geral, ele é um tipo de apólice que oferece à empresa contratante uma compensação.
Ele visa assegurar danos ao carregamento durante viagens, tanto por via ferroviária e terrestre quanto aérea ou marítima.
Custos com Combustível
Já o combustível é um dos maiores custos operacionais para uma transportadora.
Além disso, o preço do combustível pode variar significativamente, dependendo de fatores, como a localização geográfica e a situação do mercado global de petróleo.
Portanto, é crucial monitorar de perto os preços do combustível e considerar estratégias para mitigar o impacto dessas variações.
Manutenção de Veículos
Também podemos citar a manutenção regular dos veículos, o qual é essencial para garantir que eles estejam em boas condições de funcionamento.
Desse modo, deve-se incluir a verificação regular de componentes vitais, como freios, pneus e sistemas de iluminação, bem como a realização de reparos conforme necessário.
A manutenção ajuda a evitar avarias mais graves e dispendiosas no futuro.
Impostos e Taxas
Em síntese, as transportadoras são sujeitas a uma variedade de impostos e taxas, incluindo impostos sobre:
- propriedade;
- vendas;
- taxas de licença;
- registro.
Esses custos podem se acumular rapidamente, sendo importante considerá-los ao calcular o custo operacional total.
Como identificar os custos operacionais?
Sobretudo, identificar os custos operacionais envolve um processo de análise detalhada de todas as despesas da empresa.
Desse modo, é essencial registrar faturas, recibos, contratos e outros documentos financeiros.
Além disso, é importante considerar os custos variáveis, que podem mudar de um mês para o outro, como o preço do combustível, por exemplo.
Entenda melhor sobre os custos operacionais de transportadoras, acessando abaixo:
Com a Acessus, sua transportadora pode garantir segurança!
Gerenciar os custos operacionais de uma transportadora pode ser um desafio, contudo, é essencial para o sucesso do negócio.
Dessa maneira, ao entender e controlar esses custos, as transportadoras podem melhorar sua lucratividade e competitividade no mercado.
Lembre-se: a chave para o sucesso é a gestão eficaz dos custos operacionais.
Portanto, conte com o suporte e apoio da Acessus Contabilidade e garanta tranquilidade em sua transportadora.
Conte com uma assessoria especializada e profissionais capacitados!