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ToggleSaiba o que é o CTe, importância e como emiti-lo na sua transportadora
Conheça o que, de fato, é o CTe e o que deve ser feito para ele ser emitido corretamente
O CTe é uma obrigação relativamente recente à qual transportadoras precisam se adequar.
Nesse sentido, muitos ainda possuem dúvidas quando se trata do assunto.
Sabendo disso, no artigo de hoje trouxemos informações importantes, as quais vão ajudar você a lidar com o assunto da maneira certa, evitando que a sua empresa seja penalizada pelo não cumprimento das obrigações, principalmente tributária.
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Em nosso artigo a gente vai bater um papo sobre a importância de você cumprir com suas obrigações junto ao fiscal, o que, de fato é o CTe, importância desse documento para sua empresa, o que considerar ao emitir e por que ter ajuda de um profissional especializado é essencial para simplificar o seu dia a dia.
Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma excelente leitura!
Qual a necessidade de uma transportadora estar em dia junto ao Estado?
Antes de a gente entender de forma específica o que é o CTe, é importante que você saiba por que é essencial estar em dia junto ao Estado.
Cumprir com suas obrigações perante o governo é necessário, pois é a partir dessa postura que você consegue evitar o pagamento de multas, juros e atuações.
Ainda, quando você não cumpre com todas exigências trazidas na legislação, é possível que tenha de responder até mesmo por crime contra a ordem tributária.
Sem contar que isso pode frear o desenvolvimento do seu negócio.
Por exemplo, ao recorrer a financiamento para ampliar seus espaços, o banco costuma solicitar Certidões Negativas de Débitos Tributários, a qual podem ser entendidas como documentos que informam a regularidade da empresa quanto a débitos tributários.
Quando não apresentadas, o seu pedido poderá ser negado.
Nesse viés, é importante trazer que, para estar em regularidade não é necessário apenas que você esteja em dia com o pagamento de impostos, é fundamental que esteja cumprindo com a legislação de forma integral, e isso demanda a correta inscrição da sua transportadora nos órgãos estatais pertinentes e também emissão do Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe), sobre o qual vamos conversar no próximo tópico.
Sugestão de leitura:
- Transportadora: entenda o que é e os cuidados ter com o CIOT
- Como montar uma transportadora do zero: dicas de ouro
- Aumento da produtividade da frota rodoviária no país: conheça o Renovar
O que é o CTe e por que ele é necessário?
De forma geral, o CTe eletrônico pode ser entendido como um documento similar a uma nota fiscal, mas que é utilizado para acompanhar a contratação de um transporte de cargas.
Nele devem ser especificadas informações do contratante, da empresa que realizará a entrega, do destinatário, também do que está sendo transportado, peso, etc.
Além disso, é fundamental registrados todos os impostos incidentes na operação em campos específicos.
Precisamos trazer que nele deve estar registrada a nota fiscal referente às mercadorias.
Consiste em um documento que existe no meio eletrônico, emitido por meio de um arquivo .xml.
A emissão desse documento demanda, inicialmente, que sua transportadora possua inscrição estadual, já que a operação normalmente tem incidência do ICMS, certificação digital e também sistema próprio, apto a emitir o documento de acordo com as regras trazidas pelo fisco.
Quais dificuldades um gestor de transportadora pode ter quando se trata desse assunto?
Um dos maiores obstáculos que gestores e empresários costumam ter em relação ao CTe consiste, inicialmente, em adequar a empresa para emitir o documento da forma adequada.
Perceba que existe todo um trâmite que deve ser seguido para que uma transportadora esteja apta para esse objetivo.
Nem sempre é fácil encontrar um sistema operacional que dê suporte que não apenas atenda a essa necessidade, mas também outras ligadas à gestão do empreendimento, ou seja, um sistema completo e alinhado com as necessidades das empresas.
Outro desafio é encontrar no mercado profissionais com experiência no assunto e que estejam aptos a emitir o documento da forma adequada.
Quais cuidados ter ao emiti-lo?
Em tal cenário, é importante trazer que um dos principais pontos de atenção está em preencher os campos com as informações corretas ligadas ao CTe.
Isso significa dizer que é essencial informar os dados do destinatário corretamente no sistema, as informações relativas à mercadoria que estão sendo transportadas e também aquelas ligadas à tributação.
Ainda, é essencial que você arquive adequadamente os arquivos .xml gerados, lembre-se que ele pode ser exigido futuramente em uma fiscalização e você terá o dever de apresentá-los.
O vídeo abaixo ajudará você a entender mais sobre o assunto:
Por que você precisa contar com a ajuda de quem entende do assunto?
Perceba que existem muitos detalhes os quais precisam ser seguidos, quando se trata de emissão do CTe em sua transportadora.
Então, o ideal é que você possa contar com apoio especializado para que esses documentos sejam emitidos da maneira apropriada.
Agir assim evita que você tenha, no futuro, surpresas desagradáveis por não atender de maneira apropriada as obrigações junto ao Estado.
Ter o auxílio de quem entende é o caminho mais seguro para que você possa cumprir com suas obrigações com mais tranquilidade, isso contribui para que você, inclusive, tenha mais tempo para se dedicar a outros aspectos mais ligados à estratégia do seu negócio, como, por exemplo, a logística usada em sua operação.
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Como a gente pôde observar, o CTe é um importante documento emitido por empresas que atuam no segmento de transporte de carga e ele deve ser emitido adequadamente para que a empresa não tenha problemas junto ao fisco, no futuro.
Ter ajuda de quem entende do assunto é o caminho mais eficiente para que se possa alcançar esse objetivo com mais tranquilidade, e nós, da Acessus, somos uma contabilidade especializada em transportadoras que vai ajudar você nessa tarefa.
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