Contratação em logística: veja como fazer corretamente!
Confira as nossas dicas para fazer a correta contratação em logística
A contratação em logística faz parte de um responsável projeto que visa selecionar os melhores funcionários, transportadoras, frota de veículo e gestor de logística que possa planejar e executar os principais planos de seleção de matéria-prima, insumos, transporte e armazenamento.
É uma área que exige responsabilidades e funções, dedicados à gestão de uma transportadora, por exemplo. Envolve área operacional na realização das atividades visando reduzir falhas, problemas e garantir qualidade para o processo logístico.
Um bom projeto logístico procura garantir a disposição de matérias-primas e produtos, e atender a demanda da melhor forma possível, desde que o gestor saiba contratar a mão de obra certa e o transporte mais indicado, visando corrigir diferentes pontos.
Mas como fazer essa contratação corretamente? Continue a leitura conosco e veja as nossas dicas!
A contratação em logística
O ato de contratar nesta área visa selecionar os melhores funcionários e motoristas com treinamento e experiência plena para atuar no segmento, além de organizar frotas de veículos ou de contratar transportadora terceirizada para transportar insumos e produtos de um ponto a outro.
Nesses casos, o gestor em logística poderá contratar mão de obra direta e manter a sua própria frota, ou terceirizar esses serviços. É fundamental que as ações não sejam negligenciadas no processo de seleção e organização dos serviços a serem prestados neste setor.
Quais os primeiros passos?
O primeiro passo consiste em recolher currículos de potenciais colaboradores, e selecionar os profissionais mais adequados para cada tipo de tarefa no setor logístico.
O segundo passo poderá consistir, no primeiro momento ou posteriormente, em expandir as atividades com a contratação de empresas terceirizadas para prestar os serviços de modo certo.
O terceiro passo, ao unificar os dois primeiros passos, refere-se em avaliar o histórico e o nível de experiência, seja do funcionário ou da empresa terceirizada.
Inicialmente, ao seguir esses três passos iniciais, o projeto poderá enxergar soluções para reduzir o nível de insatisfação dos clientes, gerar perda de bens ou de produtos, evitar desperdícios de recursos e mão de obra, evitar novos custos desnecessários, retrabalho e expor a empresa a perdas e penalidades previstas na lei.
É fundamental evitar essas falhas e tendo esse objetivo em mente, vamos apontar os principais erros e inconformidades que podem e devem ser evitados.
1 – Não perceber a cadeia de suprimentos
O fato do gestor de logística não perceber a cadeia de suprimentos conforme uma estrutura dinâmica pode comprometer a implementação do projeto para curto, médio e longo prazo.
Devemos ressaltar que a cadeia existente na logística é complexa, e um erro que ocorre em uma etapa poderá influenciar nas etapas seguintes.
Geralmente, as demandas internas da empresa e dos clientes ditam o ritmo dos trabalhos e a necessidade de adaptar processos e condições.
Os gestores do setor devem ter em mente que todo o processo da logística precisa compreender o comportamento do cliente, e verificar se ele manterá o melhor processo de forma sincronizada.
2 – Falhas de comunicação
A contratação em logística deve evitar ainda falhas na comunicação em todo o processo. Erros na comunicação podem causar extravios, atrasos e perda de dados importantes no processo logístico.
A comunicação precisa ser objetiva, fluida e clara, com todas as informações acessíveis e de fácil compreensão.
3 – Não usar indicadores de resultados
Nas empresas mais avançadas, temos o uso do KPI (Indicadores de Desempenho) que são referentes às métricas usadas para a medição de resultados e permite verificar o nível de evolução do negócio em determinado prazo de tempo.
Ressaltamos que os indicadores visam o uso da estratégia da transportadora, com indicadores a serem usados antes de qualquer erro ou mudança abrupta, podendo readaptar o projeto conforme qualquer alteração de resultado verificada.
4 – Não entregar valor para os vendedores
Antes de o produto ou serviços ser apresentado para o cliente final, é importante gerar valor nos serviços e produtos para o vendedor que será responsável pela abordagem de vendas.
Acontece que algumas empresas podem realizar as promessas enquanto outras não conseguem, o que resulta da capacidade de geração de valor na cadeia de suprimento e para a equipe de vendedores.
O contratante ou planejador do setor logístico precisa ter atenção em relação aos prazos, valores, e condições que não podem colocar em risco a vida do cliente em relação a alguns tipos de compromissos.
E mesmo que ocorram imprevistos relativos a acidentes ou perda de produtos, a empresa deve ser transparente e ética com o seu cliente, oferecendo soluções, reposição e até brindes.
Geralmente, a empresa pode oferecer cupom de desconto, brinde e entre outras vantagens ao cliente como forma de não perder o cliente.
5 – Ausência de capacitação da equipe
Dentre as principais falhas relacionadas à contratação em logística, devemos retornar às etapas iniciais de seleção de mão de obra e de prestadores de serviços.
Nesse ponto é importante o investimento na preparação e processo de treinamento da equipe que está sendo contratada ou que já está prestando trabalhos na empresa.
Quando ocorre aumento de pedidos, por exemplo, a empresa que produz ou vende determinada mercadoria, ou produto final precisará de colaboradores aptos a agilizar o atendimento e, nessas situações, contratar mais funcionários.
Nesses casos, as equipes que não estão dando conta às demandas, podem ainda gerar problemas de comunicação, erros de emissão de notas fiscais e demais documentos e gerar demora nos processos.
Nesses casos, a empresa precisará de novas estratégias de produção e de entrega, visando instruir a equipe para aprimorar cada função dentro do processo logístico.
Dessa forma, o processo de contratação e monitoramento de equipe envolve treinamentos e readaptação de novos processos.
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Portanto, a contratação em logística deve ser encarada de forma estratégica. Lembrando que inconformidades no processo da contratação poderá criar erros de processos e de consolidação de geração de qualidade da realização das tarefas.
A logística faz parte de diferentes processos de uma empresa, definindo os roteiros de produção, armazenamento e transporte de diferentes pontos de geração, armazenamento e entrega de matérias-primas e de produtos.
Além de pensar na contratação certa, é importante investimento em sistema de gestão de frota de forma automatizada, inclusão de monitoramento de métricas de resultados e o suporte de uma contabilidade especializada.
Afinal, além de uma equipe logística capacitada, você também precisa de uma contabilidade especializada para cuidar de sua parte contábil e fiscal, garantindo a organização, saúde e regularização de sua transportadora.
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