Auditoria fiscal: saiba como preparar a sua empresa de logística
Confira o guia que irá te ajudar a manter a sua empresa preparada para uma auditoria fiscal
A auditoria fiscal é um processo que pode beneficiar grandemente as empresas de logística, mas, para isso é preciso estar sempre preparado para realizá-la.
Quando falamos de processo fiscais, é comum associar as ações a algo prejudicial à empresa, mas isso não é a realidade.
Vamos te mostrar nesse artigo porque a auditoria fiscal é importante e principalmente, como manter a sua empresa preparada para passar pelo processo.
Para compreender essas questões a fundo,
Continue lendo!
O que é a auditoria fiscal?
A auditoria fiscal é um processo de fiscalização e controle da situação tributária das empresas.
E, seu objetivo principal é verificar se todas as obrigações tributárias e fiscais referentes à empresa estão sendo cumpridas de forma adequada, seguindo os passos protocolados em lei.
Diante disso, durante a auditoria, o auditor responsável analisa diversos pontos legais referentes ao setor tributário e fiscal.
É verificado, por exemplo, a apuração correta dos tributos, o pagamento de todas as guias geradas, o cumprimento das obrigações acessórias e entrega de declarações e demonstrativos.
Qual o papel da Auditoria Fiscal para uma empresa?
O processo de auditoria fiscal funciona como uma medida preventiva, pois auxilia na detecção de problemas relacionados a antes que eles se tornem grandes obstáculos para a empresa.
Portanto, após a conclusão, um relatório com a situação fiscal da empresa deve ser gerado e apresentado ao responsável.
Desse modo, caso sejam encontradas irregularidades, a situação pode ser analisada, possibilitando a correção para as questões identificadas.
Isso permite que a empresa tome medidas corretivas e evite penalidades e multas futuras.
Como se preparar para uma Auditoria Fiscal?
Saiba quais são os processos fiscais e tributários que sua empresa precisa manter em dia
Para garantir que sua empresa esteja em conformidade com as normas e exigências fiscais, é importante entender quais são as regras que ela deve seguir.
Por isso, é fundamental estar familiarizado com a legislação fiscal e tributária que se aplica ao setor de logística.
Organize todos os seus documentos
A organização dos documentos fiscais é um passo fundamental para a preparação da auditoria.
Os impostos que sua empresa de logística paga deve ter um documento que comprove tal pagamento, uma guia, e esses documentos devem ser corretamente gerenciados.
Esse controle é indispensável, pois os documentos servem como prova de que as obrigações fiscais foram cumpridas.
Outro fator que toda empresa deve considerar é a necessidade de armazenar esses comprovantes de pagamento de impostos de forma eficiente pelo período especificado pelos órgãos.
Tenha atenção ao controle de Notas Fiscais
É de extrema importância que as empresas de logística tenham um controle efetivo sobre a emissão e o recebimento de Notas Fiscais.
É necessário manter esses documentos fiscais devidamente arquivados, o período mínimo é de 5 anos.
O não cumprimento dessa obrigação pode resultar na aplicação de multas e outras sanções legais que podem afetar negativamente a organização.
Verifique a apuração dos seus impostos
No processo de auditoria fiscal, sua empresa de logística deve assegurar que a apuração dos impostos esteja sendo realizada corretamente.
Nesse sentido, é de extrema importância que você verifique minuciosamente a apuração dos seus impostos, entendendo os processos de recolhimento e garantindo que sua conformidade esteja em dia.
Busque auxílio especializado
Por fim, você precisa garantir que tudo na sua contabilidade, tributário e fiscal esteja em dia, por isso, a contratação de um profissional especializado pode ser uma estratégia valiosa.
Esse profissional terá o conhecimento necessário para realizar identificar possíveis erros ou inconsistências que afetam a sua regularidade fiscal.
Além disso, ele pode fornecer orientações para aprimorar os processos fiscais da sua empresa.
As soluções de auditoria que você precisa estão aqui, com a Acessus Contabilidade
Como você pode ver, a auditoria fiscal é um processo que pode deixar sua empresa em apuros diante da Receita Federal.
Portanto, é altamente recomendável que as empresas realizem suas próprias auditorias.
Imagine ter certeza de que tudo está em dia antes de enviar seus documentos às autoridades fiscais?
A Acessus Contabilidade pode te proporcionar essa tranquilidade.
Nossa equipe realiza a auditoria para que sua empresa.
Essa é a abordagem mais eficaz para reduzir a probabilidade de ter que lidar com problemas com o governo, como multas financeiras e processos.
Então, vamos eliminar esses riscos? Fale com a gente agora!
Como preparar sua empresa de logística para uma auditoria fiscal