Ícone do site ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul – RS

Como preparar sua empresa de logística para uma auditoria fiscal

Auditoria Fiscal Saiba Como Preparar A Sua Empresa De Logística - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Auditoria fiscal: saiba como preparar a sua empresa de logística

Confira o guia que irá te ajudar a manter a sua empresa preparada para uma auditoria fiscal

A auditoria fiscal é um processo que pode beneficiar grandemente as empresas de logística, mas, para isso é preciso estar sempre preparado para realizá-la.

Quando falamos de processo fiscais, é comum associar as ações a algo prejudicial à empresa, mas isso não é a realidade.

Vamos te mostrar nesse artigo porque a auditoria fiscal é importante e principalmente, como manter a sua empresa preparada para passar pelo processo.

Precisa de ajuda para cuidar da contabilidade da sua empresa?

A Acessus pode ajudar você em todos os processos e etapas, basta você preencher o formulário com os seus dados atualizados!

Para compreender essas questões a fundo, 

Continue lendo!

O que é a auditoria fiscal?

A auditoria fiscal é um processo de fiscalização e controle da situação tributária das empresas. 

E, seu objetivo principal é verificar se todas as obrigações tributárias e fiscais referentes à empresa estão sendo cumpridas de forma adequada, seguindo os passos protocolados em lei.

Diante disso, durante a auditoria, o auditor responsável analisa diversos pontos legais referentes ao setor tributário e fiscal.

É verificado, por exemplo, a apuração correta dos tributos, o pagamento de todas as guias geradas, o cumprimento das obrigações acessórias e entrega de declarações e demonstrativos.

Qual o papel da Auditoria Fiscal para uma empresa?

O processo de auditoria fiscal funciona como uma medida preventiva, pois auxilia na detecção de problemas relacionados a antes que eles se tornem grandes obstáculos para a empresa.

Portanto, após a conclusão, um relatório com a situação fiscal da empresa deve ser gerado e apresentado ao responsável.

Desse modo, caso sejam encontradas irregularidades, a situação pode ser analisada, possibilitando a correção para as questões identificadas. 

Isso permite que a empresa tome medidas corretivas e evite penalidades e multas futuras.

Como se preparar para uma Auditoria Fiscal?

Saiba quais são os processos fiscais e tributários que sua empresa precisa manter em dia

Para garantir que sua empresa esteja em conformidade com as normas e exigências fiscais, é importante entender quais são as regras que ela deve seguir.

Por isso, é fundamental estar familiarizado com a legislação fiscal e tributária que se aplica ao setor de logística.

Organize todos os seus documentos

A organização dos documentos fiscais é um passo fundamental para a preparação da auditoria. 

Os impostos que sua empresa de logística paga deve ter um documento que comprove tal pagamento, uma guia, e esses documentos devem ser corretamente gerenciados.

Esse controle é indispensável, pois os documentos servem como prova de que as obrigações fiscais foram cumpridas. 

Outro fator que toda empresa deve considerar é a necessidade de armazenar esses comprovantes de pagamento de impostos de forma eficiente pelo período especificado pelos órgãos.

Tenha atenção ao controle de Notas Fiscais

É de extrema importância que as empresas de logística tenham um controle efetivo sobre a emissão e o recebimento de Notas Fiscais.

É necessário manter esses documentos fiscais devidamente arquivados, o período mínimo é de 5 anos. 

O não cumprimento dessa obrigação pode resultar na aplicação de multas e outras sanções legais que podem afetar negativamente a organização.

Verifique a apuração dos seus impostos

No processo de auditoria fiscal, sua empresa de logística deve assegurar que a apuração dos impostos esteja sendo realizada corretamente. 

Nesse sentido, é de extrema importância que você verifique minuciosamente a apuração dos seus impostos, entendendo os processos de recolhimento e garantindo que sua conformidade esteja em dia.

Busque auxílio especializado

Por fim, você precisa garantir que tudo na sua contabilidade, tributário e fiscal esteja em dia, por isso, a contratação de um profissional especializado pode ser uma estratégia valiosa. 

Esse profissional terá o conhecimento necessário para realizar identificar possíveis erros ou inconsistências que afetam a sua regularidade fiscal.

Além disso, ele pode fornecer orientações para aprimorar os processos fiscais da sua empresa.

As soluções de auditoria que você precisa estão aqui, com a Acessus Contabilidade 

Como você pode ver, a auditoria fiscal é um processo que pode deixar sua empresa em apuros diante da Receita Federal.

Portanto, é altamente recomendável que as empresas realizem suas próprias auditorias. 

Imagine ter certeza de que tudo está em dia antes de enviar seus documentos às autoridades fiscais?

A Acessus Contabilidade pode te proporcionar essa tranquilidade.

Nossa equipe realiza a auditoria para que sua empresa.

Essa é a abordagem mais eficaz para reduzir a probabilidade de ter que lidar com problemas com o governo, como multas financeiras e processos.

Então, vamos eliminar esses riscos? Fale com a gente agora!

Como preparar sua empresa de logística para uma auditoria fiscal

5/5 - (1 voto)
Summary
Article Name
Como preparar sua empresa de logística para uma auditoria fiscal
Description
Aprenda a preparar sua empresa de logística para uma auditoria fiscal - Veja nossas dicas e orientações para evitar problemas fiscais.
Author
Publisher Name
ACESSUS
Publisher Logo
Sair da versão mobile