Certificado digital em transportadoras: Por que é essencial?

Saiba Tudo Sobre A Importância Do Certificado Digital Para Transportadoras! - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Saiba tudo sobre a importância do certificado digital para transportadoras

Entenda o que é, para que serve e qual a importância de ter um certificado digital em sua transportadora. Veja como obtê-lo e quais os principais tipos!

O certificado digital é uma ferramenta vital para os empresários, pois permite a identificação e assinatura de documentos eletrônicos, de maneira confiável e segura.

Para as transportadoras, ele é utilizado na emissão e gestão de documentos fiscais relacionados ao transporte de cargas, como a Nota Fiscal Eletrônica, Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e o Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico (MDFe).

Neste artigo, explicaremos mais detalhes sobre o assunto, visando tirar as dúvidas existentes e garantir que não enfrente problemas fiscais em sua gestão.

Precisa de ajuda para cuidar da contabilidade da sua empresa?

A Acessus pode ajudar você em todos os processos e etapas, basta você preencher o formulário com os seus dados atualizados!

Portanto, acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo!

Leia também:

O que é o certificado digital?

O certificado digital é um documento eletrônico que identifica uma pessoa ou empresa, com base em seus dados, como nome, CPF ou CNPJ, endereço, e-mail, entre outros.

Ele serve como uma assinatura eletrônica, visando confirmar a autoria, validade legal e integridade dos documentos que forem assinados por meio dele.

Dessa forma, é preciso ter uma Autoridade Certificadora (AC) que emita esse documento, depois verificar a identidade de quem solicita para assegurar confiabilidade e segurança.

Para que serve o certificado digital?

Esse documento tem como objetivo facilitar as mais variadas transações e serviços pela internet, oferecendo agilidade, praticidade e segurança.

Com o certificado digital, você poderá assinar contratos, enviar declarações ao Fisco, acessar portais de serviços do governo, bem como realizar transações bancárias e outras atividades.

Como citamos anteriormente, ele funciona como suporte para emissão e gerenciamento de documentos relativos ao transporte de carga, como a NFe, CTe e o MDFe.

Sendo assim, é obrigatório para comprovação da prestação de serviço, recolhimento de impostos e manutenção da regularidade da operação.

Qual a importância do certificado digital para as transportadoras?

Além da importância e obrigatoriedade de conter um certificado digital, em sua transportadora, é possível obter diversos benefícios.

Dentre os principais, destacamos a agilidade, economia, sustentabilidade e segurança.

Além disso, ele mantém a sua empresa em conformidade, visto que seguem as normas e prazos estabelecidos pelos órgãos competentes, evitando multas, penalidades ou eventuais problemas fiscais.

Como obter o certificado digital para transportadoras?

Para que você, gestor, consiga obter um certificado digital adequado para a sua transportadora, é essencial seguir alguns passos.

A seguir, apresentamos alguns dos principais. Acompanhe a leitura e veja como proceder:

  1. Escolha o tipo de certificado digital mais adequado para sua empresa;
  2. Escolha o modelo de certificado digital, podendo ser A1 ou A3;
  3. Defina uma Autoridade Certificadora (AC);
  4. Solicite o certificado no site da AC escolhida;
  5. Agende e compareça em uma unidade de atendimento da Autoridade Certificadora;
  6. Obtenha o certificado digital por e-mail ou retire-o na unidade;
  7. Instale-o em seu computador ou dispositivo externo.

Além disso, é importante testar se seu certificado digital está apto para atender às necessidades. Logo, acesse algum serviço ou site, que exija seu uso, como o site da Receita Federal.

Mas, afinal, qual a diferença entre o certificado A1 e A3?

O que diferencia o certificado digital A1 do A3 é o modo como eles são guardados e o tempo que eles duram.

O certificado A1 fica salvo no computador ou no aparelho móvel do usuário e vale por um ano. Já o certificado A3 fica salvo em um dispositivo criptografado, como um token, um cartão ou na nuvem, e vale por até cinco anos.

Vale destacar que os dois certificados permitem a identificação e a assinatura de documentos eletrônicos com segurança e validade jurídica, mas o certificado A3 tem mais portabilidade e segurança extra, enquanto o certificado A1 tem mais economia e praticidade.

Dessa forma, a escolha do tipo de certificado dependerá da necessidade e da preferência do usuário.

Como uma contabilidade geral pode ajudar na gestão dos documentos fiscais?

A definição do melhor certificado digital é essencial para que as transportadoras evitem problemas com o transporte de cargas em seu dia a dia.

Por isso, é importante que os empresários contem com apoio de profissionais qualificados, como uma contabilidade, por exemplo.

Isso porque os contadores se responsabilizam pela escrituração, análise e da interpretação das informações contábeis e fiscais de uma empresa.

Além disso, com serviços de contabilidade, você terá orientações referentes às obrigações fiscais e tributárias com relação ao transporte de cargas, como ICMS, ISS, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, entre outros.

Com o apoio adequado, será possível emitir notas fiscais e enviar todos os documentos ao Fisco, cumprindo com as exigências necessárias.

Portanto, tenha uma assessoria e consultoria em seu dia a dia, visando esclarecer dúvidas, solucionando problemas e sugerindo melhorias.

Conte conosco, da Acessus Contabilidade

Nós, da Acessus Contabilidade, surgimos com o intuito de oferecer soluções, que façam diferença no cotidiano dos nossos clientes.

Dessa forma, buscamos facilitar suas rotinas e tornar a sua gestão mais segura.

Contamos com um time altamente capacitado e pronto para oferecer serviços adequados às suas particularidades.

Portanto, entre em contato com nosso time e entenda como podemos melhorar o seu negócio!

Saiba o quanto o Certificado Digital é essencial para o seu negócio!

5/5 - (1 voto)
Summary
Certificado digital em transportadoras: Por que é essencial?
Article Name
Certificado digital em transportadoras: Por que é essencial?
Description
Entenda o que é, para que serve e qual a real importância de ter um certificado digital em sua transportadora. Veja como obtê-lo e quais os principais tipos!
Author
marketing@acessu
Publisher Name
ACESSUS
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Veja também

Posts Relacionados

Csll No Lucro Presumido - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

CSLL no Lucro Presumido: Guia Essencial para Transportadoras

CSLL no Lucro Presumido: Guia Essencial para Transportadoras Calcularem Corretamente Descubra como as transportadoras podem otimizar seus cálculos de CSLL no Lucro Presumido com este guia passo a passo feito especialmente para você! Calcular a CSLL no Lucro Presumido pode

Entenda A Lei Da Balança E Proteja Os Lucros Da Sua Transportadora! - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Lei da Balança: Impactos e Soluções para Transportadoras

Lei da Balança: Impactos Cruciais da Fiscalização de Peso nas Operações das Transportadoras Descubra como a Lei da Balança pode transformar a eficiência de sua transportadora e evitar multas que impactam diretamente seus lucros. A Lei da Balança é uma

Desvende O Sucesso Fiscal Da Sua Transportadora De Cargas! - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Gestão Fiscal para Transportadoras de Cargas: Estratégias Essenciais

Gestão Fiscal para Transportadoras de Cargas: Melhores Práticas e Estratégias Essenciais para Cumprir Obrigações Legais Descubra como otimizar a gestão fiscal da sua transportadora de cargas com estratégias eficazes e evite surpresas indesejadas nas suas obrigações legais. A gestão fiscal

Cnae Para Transportadoras Classifique Sua Empresa De Carga Corretamente - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

CNAE para Transportadoras: Escolha Certa e Evite Problemas!

CNAE para transportadoras: Saiba como classificar sua empresa de carga e evitar problemas fiscais Saiba escolher o CNAE correto para sua transportadora e evite problemas fiscais. Descubra como essa escolha otimiza a gestão e impulsiona o crescimento. Escolher o Código

Rntrc Para Transportadoras Regularize E Impulsione Seu Negócio - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Entenda o RNTRC e garanta o sucesso da sua transportadora

Saiba Como o RNTRC Pode Regularizar e Impulsionar Sua Transportadora Descubra por que o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) é essencial para sua transportadora, e veja como garantir o registro sem complicações.  Você sabia que operar sem

Recomendado só para você
Como melhorar o caixa da sua transportadora aproveitando o crédito…
Back To Top

Não vá embora ainda!

Você sabia que a Acessus Contabilidade tem um canal no YouTube com mais de 200 vídeos sobre contabilidade, finanças e empreendedorismo?
As dicas, tutoriais e até mesmo os segredos que você precisa saber para impulsionar o seu negócio podem estar lá!