6 dicas para retomar negócios durante a pandemia de covid-19

Nesse artigo você vai ver:Toggle Table of Content
Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

6 Dicas Para Retomar Os Negócios Durante A Pandemia De Covid 19 Blog - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Especialista em direito bancário lista orientações financeiras e estratégicas para as contas fecharem no azul

Aos poucos as cidades brasileiras tentam retomar suas atividades pós-quarentena, sob notícias de empresas quebrando e milhares de pessoas sendo demitidas.

Em primeiro lugar, retomar negócios após a pandemia vem sendo um verdadeiro desafio.

Como apoio nesse momento, o advogado Luciano Duarte Peres, especialista em direito bancário e sócio-diretor da Peres Advogados Associados, destaca que é hora de repensar o negócio e buscar as ajudas necessárias.

“É preciso agir de forma estratégica, avaliando a situação do negócio antes da pandemia e também estabelecer qual será o rumo a partir de agora. Estamos vivendo uma nova realidade. É preciso revisar as metas e reorganizar as contas”, salienta.
O primeiro passo, segundo o especialista, é montar um gráfico de planejamento com separação das contas nas categorias indispensáveis, necessárias e prorrogáveis. Também recomenda, o quanto antes, renegociar o aluguel e revisar empréstimos em busca de taxas que caibam dentro da nova realidade econômica. “Por mais que pareça incerto o futuro em nível de Brasil, o país continua sendo produtivo.
Afinal, somos e continuaremos sendo o país do futuro, e o brasileiro sempre consegue se reinventar”, salienta Peres.
Confira as dicas do advogado Luciano Duarte Peres, especialista em direito bancário:
1) Jogue luz sobre a situação do seu negócio. Entenda onde estava antes da crise causada pela covid-19 e estabeleça quais são seus objetivos agora. Crie uma tabela de planejamento, separe as contas nas categorias indispensáveis, necessárias e que podem ser deixadas em segundo plano. Importante: todas devem ser pagadas, porém, agora é preciso saber listar o que é necessário para ter caixa e poder colocar dentro de um fluxo real de planejamento. Deixe essa tabela bem à vista.
2) Faça um calendário com as novas dadas de tributos, contribuições e impostos.

No combate à pandemia, o Governo Federal anunciou várias medidas, incluindo: A) Prorrogação: da validade de certidões de débitos e créditos tributários; do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda; e do pagamento dos tributos do Simples Nacional; B) Adiamento: do PIS, Pasep, Cofins e da contribuição previdenciária; adiamento e parcelamento do FGTS dos trabalhadores; C) Redução: da contribuição obrigatória ao Sistema S; do IOF sobre operações de crédito; de IPI de produtos médico-hospitalares; e de imposto de importação de produtos médico-hospitalares.

Precisa de ajuda para cuidar da contabilidade da sua empresa?

A Acessus pode ajudar você em todos os processos e etapas, basta você preencher o formulário com os seus dados atualizados!

3) Mantenha o pagamento dos empregados em dia.
Antes de tudo, lembre-se: pessoas que trabalham para atender as demandas de outras pessoas formam as empresas.
Busque informação sobre a linha de crédito emergencial do Governo Federal para pagamento de salários, a Medida Provisória 944, de 3 de abril, a “MP da Folha do Pagamento”. Para apoiar micro, pequenas e médias empresas, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizou R$ 40 bilhões. O limite de financiamento é de dois salários mínimos por funcionários. Ainda, tem outra medida emergencial para capital de giro de R$ 5 bilhões para apoio às MPMEs.
4) Renegocie seus empréstimos.

Procure o quanto antes seu gerente bancário e solicite isenção de juros e possíveis multas. Guarde comprovantes e protocolos. Esse pedido se justifica pela dificuldade de fluxo de caixa, falta de vendas e fechamento de negócios, e mesmo para cidadãos que ficaram desempregados ou não estão recebendo por serviços uma vez que toda a cadeia está afetada pela pandemia.

Informe-se sobre o Decreto Federal n° 10.305/2020, que zera a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para operações de crédito, válido para operações contratadas entre 3 de abril e 3 de julho de 2020. A Caixa Federal também reduziu as taxas de linhas de crédito e ofereceu pausa de até 60 dias para contratos de pessoa física e jurídica, inclusive contratos habitacionais.

Mas, avalie se há renegociação ou reescalonamento. Se as parcelas forem jogadas para frente, não podem ter juro embutido. Porém, se for repactuação, aí vamos ter aumento do endividamento, pois será cobrado juros sobre juros, impactando diretamente o saldo devedor.

5) Evite compras com cartão de crédito. 
Quando bem usado, ele resolve, mas gera parcelamento em crédito fixo obrigatoriamente se pagarmos apenas a parcela mínima, o que pode aumentar essa despesa e também o endividamento. Lembre-se que os juros dos cartões de crédito são os mais altos do mercado.
Portanto, caso já esteja endividado, procure sua instituição financeira e solicite parcelamento o mais alongado possível, com a menor taxa de juros.
6) Pague seus fornecedores em dia. Em suma, faça a roda girar viabilizando a cadeia produtiva. Se precisar de capital de giro, informe-se sobre a medida do Governo Federal em benefício dos negócios com faturamento anual de até R$ 300 milhões até 30.09.2020, com limite de financiamento de até R$ 70 milhões por ano. São pelo menos R$ 5 bilhões para apoio às MPMEs.  Negocie prazos, taxas, valores e garantias. O prazo total é de até cinco anos, incluindo carência de até dois anos. Depois de tudo definido, a instituição enviará a proposta para o BNDES, que aprovará ou não. Caso aprovado, a liberação do recurso acontece no dia seguinte.
Fonte: Norte RS
Classifique nosso post

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Veja também

Posts Relacionados

Csll No Lucro Presumido - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

CSLL no Lucro Presumido: Guia Essencial para Transportadoras

CSLL no Lucro Presumido: Guia Essencial para Transportadoras Calcularem Corretamente Descubra como as transportadoras podem otimizar seus cálculos de CSLL no Lucro Presumido com este guia passo a passo feito especialmente para você! Calcular a CSLL no Lucro Presumido pode

Entenda A Lei Da Balança E Proteja Os Lucros Da Sua Transportadora! - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Lei da Balança: Impactos e Soluções para Transportadoras

Lei da Balança: Impactos Cruciais da Fiscalização de Peso nas Operações das Transportadoras Descubra como a Lei da Balança pode transformar a eficiência de sua transportadora e evitar multas que impactam diretamente seus lucros. A Lei da Balança é uma

Desvende O Sucesso Fiscal Da Sua Transportadora De Cargas! - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Gestão Fiscal para Transportadoras de Cargas: Estratégias Essenciais

Gestão Fiscal para Transportadoras de Cargas: Melhores Práticas e Estratégias Essenciais para Cumprir Obrigações Legais Descubra como otimizar a gestão fiscal da sua transportadora de cargas com estratégias eficazes e evite surpresas indesejadas nas suas obrigações legais. A gestão fiscal

Cnae Para Transportadoras Classifique Sua Empresa De Carga Corretamente - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

CNAE para Transportadoras: Escolha Certa e Evite Problemas!

CNAE para transportadoras: Saiba como classificar sua empresa de carga e evitar problemas fiscais Saiba escolher o CNAE correto para sua transportadora e evite problemas fiscais. Descubra como essa escolha otimiza a gestão e impulsiona o crescimento. Escolher o Código

Rntrc Para Transportadoras Regularize E Impulsione Seu Negócio - ACESSUS | Escritório de contabilidade em Rio Grande Do Sul - RS

Entenda o RNTRC e garanta o sucesso da sua transportadora

Saiba Como o RNTRC Pode Regularizar e Impulsionar Sua Transportadora Descubra por que o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) é essencial para sua transportadora, e veja como garantir o registro sem complicações.  Você sabia que operar sem

Recomendado só para você
Recentemente houve mudanças sobre a multa do FGTS que é devida pelas…
Back To Top

Não vá embora ainda!

Você sabia que a Acessus Contabilidade tem um canal no YouTube com mais de 200 vídeos sobre contabilidade, finanças e empreendedorismo?
As dicas, tutoriais e até mesmo os segredos que você precisa saber para impulsionar o seu negócio podem estar lá!